top of page

Ensino Superior: uma discussão

Considerando o atual estágio do grande compartilhamento de informações, conhecimento e experiência na Internet e considerando também o estágio atual das ferramentas de IA Generativa (ChatGPT e similares), seguem algumas breves ideias para ajudar na discussão sobre como o ensino superior deveria ser conduzido neste admirável mundo novo.

Conforme artigo publicado no MIT Technology Review (Will Douglas Heaven, "ChatGPT is going to change education, not destroy it", MIT Technology Review, April 6, 2023, https://www.technologyreview.com/2023/04/06/1071059/chatgpt-change-not-destroy-education-openai/).

​

“While the tool (ChatGPTmay be able to provide quick and easy answers to questions, it does not build critical-thinking and problem-solving skills, which are essential for academic and lifelong success,” Jenna Lyle, a spokeswoman for the New York City Department of Education, told the Washington Post in early January.

 

This initial panic from the education sector was understandable. ChatGPT, available to the public via a web app, can answer questions and generate slick, well-structured blocks of text several thousand words long on almost any topic it is asked about, from String Theory to Shakespeare. Each essay it produces is unique, even when it is given the same prompt again, and its authorship is (practically) impossible to spot. It looked as if ChatGPT would undermine the way we test what students have learned, a cornerstone of education.

Já está bastante claro para todo mundo que os Cursos de Graduação de Engenharia não podem mais avaliar os alunos, em algumas das disciplinas que eles cursam, principalmente as disciplinas da etapa do profissional, da forma como sempre foi feito desde os primórdios das Universidades.

​

Ideia 1 - A sociedade atingiu a "singularidade" (conforme Ray Kurzweil falava). Ninguém sabe para onde essa "porra toda" está indo. Mas a gente tem que continuar, tateando e andando e cuidando uns dos outros porque ainda somos Humanos.

​

Ideia 2 - Já na etapa das Disciplinas do Profissional de uma Curso de Graduação de Engenharia os alunos devem ser avaliados conforme os jovens profissionais são avaliados quando começam a trabalhar nas empresas: a) vontade de aprender (podemos dizer que é o famoso "critical-thinking"); b) vontade de fazer junto com o time (o famoso "problem-solving"); e c) honestidade e caráter ("Moral development").

​

Ideia 3 - Talvez as escolas de ensino médio e as faculdades realmente não estejam trabalhando como deveriam, para ajudar a resolver os problemas da educação. Mas talvez isso aconteça porque elas estão tão perdidas como todo mundo. E claro, na minha humilde opinião, também tem uma pontinha de corporativismo nisso tudo. Também tem o interesse em manter o "status-quo".

​

Ideia 4 - Não deveria haver disciplinas nos 2 últimos anos dos Cursos de Graduação de Engenharia. Deveria haver somente um modelo de ensino focado em Projetos. Sem sala de aula convencional com carteiras enfileiradas, quadro-branco e o professor falando na frente. O Ensino focado em Projetos na Etapa do Profissional iria ajudar o Ensino Superior a ficar mais próximo do Mercado de Trabalho. Ou seja, esses Projetos deveriam ser um desenvolvimento conjunto entre empresas e Universidades. Sempre deveria haver um profissional da empresa acompanhando o desenvolvimento dos Projetos. 

​

Ideia 5 - As Disciplinas dos 3 primeiros anos dos Cursos de Graduação, o chamado Ciclo Básico, ainda deveria continuar como sempre foi. Com livros textos, exercícios,  provas individuais e sem consulta. Ainda é possível fazer isto nos Cursos de Engenharia. Não sei como fariam os outros Cursos, principalmente os Cursos Superiores da Área de Humanas.  â€‹

Deixo aqui como referência um artigo muito interessante publicado no The Guardian (jornal independente britânico que eu considero o melhor da atualidade) intitulada: "Inside the University AI Cheating Crisis" em 15/dec/2024.

​

https://www.theguardian.com/technology/2024/dec/15/i-received-a-first-but-it-felt-tainted-and-undeserved-inside-the-university-ai-cheating-crisis

Deixo aqui também outra referência muito interessante que é uma discussão interessante trazida pelo Sal Khan (https://www.khanacademy.org/) numa palestra do TED em abril de 2023.

​

https://www.youtube.com/watch?v=hJP5GqnTrNo&t=94s

salman khan 4 - AI in Education - Youtube - april 2023.jpg
salman khan 2 - AI in Education - Youtube - april 2023.jpg
bottom of page